Com a saída do PMDB, como fica a base aliada do governo?


Foto PMDB/Divulgação

Com a confirmação da saída do PMDB do governo nesta terça-feira (29), a base aliada da presidente Dilma Rousseff ficará mais enxuta: sem contar o PT, restarão ainda seis partidos apoiando o governo. O PRB já deixou a base governista.

A menor quantidade de legendas coligadas ao governo se traduz na redução da representatividade dos membros. Depois do PT, que conta com 58 deputados e 12 senadores, a legenda com o maior número de deputados é o Partido Progressista, com 49 membros na Câmara e senadores, mas que ameaça deixar a base aliada em uma assembleia marcada para quarta-feira (30), seguindo o rastro do PMDB.
Sem o PMDB, a base aliada do governo conta com:

216 dos 513 membros da Câmara dos Deputados (42%)
26 dos 81 membros do Senado (32%)
26 dos 65 deputados que compõem a comissão do impeachment (40%).

Para efeitos de comparação, em 1º de janeiro de 2014, a base aliada do governo compunha a maioria da Câmara e do Senado, com 304 deputados e 47 senadores.

Números do impeachment
O governo precisa de 171 votos contrários na Câmara dos Deputados para barrar o impeachment. Para que o processo avance, são necessários no mínimo 320 votos favoráveis, o que representa dois terços da Câmara. No Senado, é preciso maioria simples para que o processo continue --ou seja, pelo menos 41 senadores devem apoiar o impeachment.

É preciso lembrar que, apesar de um partido fazer parte da base aliada, não há garantia de fidelidade por parte dos seus membros na hora de uma votação. Ou seja, os 216 deputados que compõem hoje a base do governo na Câmara não significam o mesmo número de votos contrários ao impeachment. É o caso do PSD, que já liberou a bancada para votar como quiser na questão do impeachment.

Por outro lado, os representantes do PCdoB e PDT, principais aliados do PT, devem votar em peso contra o impeachment.

VEJA QUAIS PARTIDOS FICAM NA BASE ALIADA

Carla Carniel/ Código 19/ Estadão Conteúdo
Carla Carniel/ Código 19/ Estadão Conteúdo

PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES)

O partido da presidente Dilma Rousseff conta com a maior bancada na Câmara: são 58 deputados em exercício. O PT possui também 12 senadores e quatro ministérios, além de ocupar duas secretarias (Comunicação e Governo) e três órgãos (Advocacia Geral da União, Casa Civil e Controladoria Geral da União) com status de ministério.
André Coelho/Agência O Globo
André Coelho/Agência O Globo

PP (PARTIDO PROGRESSISTA)

Com a saída do PMDB, o Partido Progressista, que é a quarta maior legenda do Brasil, só fica atrás do PT na base aliada. Com 49 deputados em exercício e somente um ministério (Integração Nacional), o PP conta com cinco deputados na comissão do impeachment, entre eles Paulo Maluf. O partido também ocupa seis cadeiras no Senado.
UOL
UOL

PR (PARTIDO DA REPÚBLICA)

Com 40 deputados em exercício (quatro deles na comissão do impeachment) e quatro senadores, o PR é o partido de Tiririca, eleito deputado em 2014 com mais de 1 milhão de votos. O Partido da República ocupa também o Ministério dos Transportes.
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

PSD (PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO)

Com 31 cadeiras na Câmara dos Deputados e com quatro integrantes na comissão do impeachment --entre eles o presidente da comissão, Rogério Rosso (foto)--, o Partido Social Democrático é um dos principais membros da base aliada. O PSD ocupa três cadeiras no Senado e apenas um ministério, o das Cidades, dirigido por Gilberto Kassab.
Agência Senado
Agência Senado

PDT (PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA)

Fundado na década de 1970, o PDT possui atualmente 20 deputados em exercício, sendo que dois deles são titulares na comissão do impeachment. Com quatro senadores --entre eles, Telmário Mota (foto), relator do pedido de cassação de Delcídio do Amaral (sem partido-MS)--, a legenda também ocupa o Ministério das Comunicações.
Pedro Ladeira/Folhapress
Pedro Ladeira/Folhapress

PCdoB (PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL)

Fundado em 1922, o PC do B possui atualmente 13 deputados em exercício, mas apenas um deles é titular na comissão do impeachment. O partido conta com apenas uma cadeira no Senado. A sigla ocupa o Ministério da Defesa e assumiu recentemente o Ministério do Esporte.
Waerfelu/Creative Commons
Waerfelu/Creative Commons

PROS (PARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIAL)

Fundado em 2010, o Pros conta com cinco deputados em exercício, dois deles na comissão do impeachment. O partido ocupava, até recentemente, o Ministério do Esporte. No final de 2015, o partido causou polêmica ao gastar R$ 2,4 milhões de verbas públicas para adquirir um helicóptero Robinson R66 (foto).
Fonte: Notícias UOL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem