Vilanovenses que estudam no IFPI/Picos-PI participam da 14ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), em Teresina-PI!

Fonte: Do G1 PI

Foi aberto nesta quarta-feira (11) em Teresina e segue até sexta-feira (13) a 14ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). O evento acontece pela primeira vez no Piauí e está sendo realizado no Hotel Blue Tree – Rio Poty.
A Orquestra Sinfônica de Teresina fez a abertura tocando o tema da franquia Star Wars. A capital do Piauí concorreu com Curitiba e Fortaleza para sediar o evento.
Luiz Lins (de azul) e o sócio saíram de Parnaíba para prestigiar o evento (Foto: Gustavo Almeida/G1)Luiz Lins (de azul) e o sócio saíram de Parnaíba
para prestigiar o evento (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Nos três dias de simpósio, serão unificados conteúdos da indústria nacional de games e do setor acadêmico. O SBGames é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e abrange as diversas áreas de conhecimento na produção de jogos, integrando desde pesquisadores, professores e universitários a artistas, designers e desenvolvedores independentes.

De Parnaíba, o analista de sistemas Luíz Lins, 30 anos, é um dos participantes do simpósio. Ele avalia que o evento é uma ótima oportunidade e uma vitrine para a produção local.
“É um momento importante porque às vezes as pessoas que estão desenvolvendo jogos se sentem incapazes de mostrar a capacidade que têm. Muitas vezes até tem, mas ficam inibidos em mostrar. Quando o Piauí traz uma referência dessa a gente se solta e pode observar o que tem de capacidade intelectual aqui”, falou.
O estudante de informática do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), Jederson Luz, 18 anos, desenvolveu juntamente com outros colegas e um professor, um game para android que destaca as lendas brasileiras da Iara, do Boitatá e a do Saci. O game não ficou entre os 30 finalistas do simpósio, mas foi exposto com o intuito de valorizar a produção piauiense.
Estudantes do IFPi criaram jogo com lendas brasileiras (Foto: Gustavo Almeida/G1)Estudantes do IFPI criaram jogo com as principais lendas brasileiras (Foto: Gustavo Almeida/G1)
"O jogo é um menino que tem medo desses personagens. A mãe conta essas lendas pra ele e quando ele dorme acaba sonhando que está sendo perseguido por eles. No jogo o menino tenta fugir e conseguir escapar deles, essa é a finalidade. Até agora o jogo tem três fases, mas iremos desenvolver outras duas", explicou Jederson.

O SBGames conta com o Festival de Jogos Independentes apresentando diversos jogos desenvolvidos no Brasil com acesso gratuito para jogadores e curiosos. A expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas passem pelo evento durante os três dias.
Erick Passos, oganizador geral do evento realizado em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)Erick Passos, oganizador geral do evento realizado
em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)
De acordo com o organizador geral do evento, Erick Passos, o Piauí tem grande potencial no segmento de games. Ele destaca que tanto empresas como desenvolvedores independentes tem condição de empreender na área.
"A gente tem toda a condição, como economia local, de ter esses grupos de pessoas, pequenos, coletivos ou grandes para estarem participando desse mercado. Estão surgindo muitos stúdios novos de criação de jogos em Teresina, muitos professores trabalhando na área de pesquisa ligada à jogos, tanto na tecnologia como na arte e na cultura, e isso permitiu que o evento pudesse vir para cá", falou.
Para o prefeito Firmino Filho, Teresina tem uma vocação para os estudos e muito potencial na área da tecnologia e informação. “Esperamos que no futuro possamos olhar para trás e dizer que esse evento foi muito importante para a nossa cidade”, disse o prefeito.
O professor doutor em informática da Universidade Federal Fluminense e criador do evento, Esteban Clua, também participa do simpósio em Teresina. Segundo ele, o mercado de jogos cresce em ritmo de avalanche e o Piauí tem potencial de aproveitar esse crescimento.
Professor Esteban Clua destaca que mercado cresce sem parar (Foto: Gustavo Almeida/G1)Professor Esteban Clua destaca que mercado cresce sem parar (Foto: Gustavo Almeida/G1)
"O mercado de jogos não é só um mercado que cresce, mas um mercado que vem como uma avalanche. De 10 anos para cá todo mundo tem um smartphone e isso requer uma demanda de conteúdo absurda. O bom é que o custo maior desse tipo de produção é a educação e o Piauí tem um potencial grande na educação", avaliou.

O SBGames recebeu mais de 180 inscrições do Piauí e de outros estados do país. Entre os palestrantes estão desenvolvedores do Chile e da Inglaterra.
Os estudantes vilanovenses são José Edeson e Eduardo Lima.
Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem