Prefeito Arinaldo presta esclarecimentos em sessão na câmara sobre denuncias

Com o Plenário da câmara lotado o prefeito reforçou gestão transparente e participativa

Nesta sexta-feira (15/03), o prefeito Arinaldo Antonio Leal retornou à Câmara Municipal para esclarecer sobre denuncias da parlamentar Adenilda Bento a respeito do programa garantia safra e das licitações 2013 e 2014. O plenário estava lotado, com a presença de servidores municipais, secretários e assessores, representantes de entidades diversas e cidadãos em geral.

A visita do prefeito reforçou um dos pontos fortes de sua gestão, que é a transparência dos atos do Executivo, além do diálogo aberto e participativo com os vereadores e a comunidade. Arinaldo sublinhou que antes de um parlamentar fazer uma denuncia observe e analise a veracidade dos fatos, pois pode está prejudicando a população e não a administração pública como querem quem faz uma denuncia.

Além de falar sobre as denuncias, o prefeito parabenizou o Jovem Jacob Rodrigues que vai participar de um campeonato de Karate na Argentina, falou das varias obras que serão inauguradas: nova escola Zacarias Manoel da Silva no povoado são João batista, Postos de saúde das localidades Cacimbas e São Carlos, praça central no povoado São João Batista, duas Unidades Básicas de Saúde, destacou a importância da semana do bebe que será realizada no município de 25 a 29/05 e parabenizou a comissão intersetorial dos direitos das crianças e adolescentes.

Além disso, ele também prestou esclarecimentos relativos aos projetos de leis enviados por ele aquela casa legislativa: como a lei de diretrizes orçamentárias de 2016, a lei do piso dos servidores da saúde; agente de saúde e agente de endemias, entre outros.

Denuncias

Ao falar das denuncias feita pela a vereadora Adenilda Bento, o prefeito de Vila Nova fez questão de destacar o que pode acontecer com as famílias vilanovenses beneficiadas com o programa Garantia Safra. “a vereadora fez uma denuncia junto ao Ministério Publico Federal alegando que a escolha de beneficiários para o programa Garantia Safra está sendo um critério político, mas a Secretaria de Agricultura do município tem um conselho denominado de Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, formado por membros de igrejas, associações, vereadores e poder público que escolhem os beneficiários e que se tem algum membro desse conselho fazendo essa política com o programa a prefeitura se junta ao MP para puni-los, mas o que se sabe é que essa denuncia pode levar o MP a suspender o programa no município enquanto se averigua o fato, ou, em no mínimo diminuir o numero de 700 agricultores que recebem o programa para 400 beneficiários, afetando diretamente as famílias que mais precisam desse programa. É por isso que digo antes de fazer a denúncia vejam a quem vai prejudicar” comentou o prefeito sobre uma das denúncias feita pela vereadora.

Image title

O prefeito também mostrou todas as informações sobre as licitações que também foram denunciadas pela vereadora onde se diz em denúncias que a administração publica não esta publicando conforme a legislação vigente, as licitações realizadas na cidade desde o ano de 2013, o prefeito trouxe as licitações dos três últimos anos a câmara e convidou a todos a acompanhar e ver essas licitações, bem como disse que a resposta dada ao tribunal foi que o mesmo olhasse em seus arquivos que vai encontrar as devidas publicações, ressaltou ainda que caso o município não estivesse em dias com a corte, a ambulância não estaria funcionado porque não teria como colocar o combustível, a merenda escolar não estaria sendo  executada porque não teríamos os fornecedores licitados. “O nosso objetivo é de desenvolver o nosso município esse foi o compromisso assinado por mim pelo vice prefeito e os nove vereadores no dia 01 de janeiro de 2013 e essa tem que ser a nossa causa”, acrescentou.

No encerramento da sessão, o prefeito Arinaldo leal se colocou mais uma vez à disposição dos vereadores para comparecer às sessões da Câmara e prestar esclarecimentos a população.

Image titleImage titleImage title

Autor: Radialista Iago Sousa DRT: 1236-PI
Fotos: radialista Jota Ferreira DRT: 1294-PI
Fonte: Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem