Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realiza a 11ª – Sessão Ordinária da 5ª Legislatura/2014!


Foi realizada na sexta-feira(07/11) às 10h00 a 11ª – Sessão Ordinária da 5ª Legislatura de 2014 da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, presidida pelo vereador Antonio Tiago(PT) com participação de todos os nove vereadores, vereadoras e presença de parcela da população vilanovense. No expediente o presidente informa que o Projeto de Lei da LOA/2015 se encontra na Casa Legislativa desde 25/09/2014, apresentado na sessão do dia 10/10/2014, está no período de verificação dos vereadores para emendas se for ocaso, pois, o mesmo terá a última apreciação e será votado na próxima sessão prevista para o dia 21/11/2014. Não teve agenda para a Ordem do Dia, o presidente facultou a palavra e, de acordo com a ordem de inscrição, fizeram uso da palavra, conforme segue abaixo.


A vereadora Maria das Dores, Bibia(PSD), cumprimentou os colegas vereadores e a plateia presente, bem como, o Sr. Adão Frutuoso vice-prefeito; informou que o prefeito tinha conseguido mais um projeto – um trator equipado para trabalhar para o povo, quem precisar procure-nos; concluiu desejando tudo de bom para todas as pessoas.


O vereador Roberto Moura(PSB), após saudar os vereadores e ao povo presente, justificou sua ausência na sessão anterior por motivo de viagem; manifestou-se agradecimento ao eleitorado pela votação obtida para os deputados: Rubem Martins estadual e, Marcelo Castro, federal, inclusive, “a chegada de mais uma máquina, do trator com equipamentos é proveniente da emenda parlamentar do Marcelo Castro”, informa o vereador. Acrescentou ainda, parabeniza ao jovem Enéas pela organização do campeonato de futebol da cidade; concluiu agradecendo as presenças de todos e convidou-os para sempre assistirem às sessões.


Iniciando com a saudação de praxe, o vereador Luís Acelino(PSB), manifestou sua alegria de participar de mais sessão, inclusive, apresento um Requerimento Verbal com a indicação para o Poder Executivo providencie consertar trecho do calçamento da Rua São João Batista naquele povoado, porque caminhão passou pelo local e danificou o referido calçamento, causando transtorno ao povo e veículos trafegar. Requerimento este, foi aprovado por sete votos a favor e um voto contrário. Concluindo, o vereador registrando a presença do vice-prefeito presente à sessão; parabenizou ao prefeito pela conquista de outro trator para facilitar os trabalhos para o povo.


Em seguida falou o vereador Edilson Brito(PTB), cumprimentando a todas as pessoas presentes, disse da satisfação de estarmos na sessão tratando de assuntos da municipalidade; chega uma maquina agrícola em favor da população, além das já existentes; Elogiou os esforços do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores que apoiam o governo municipal pelo trabalho prestado em benefício do povo.


A vereadora Adenilda Bento(PP), após a saudação de praxe, comunicou a Casa Legislativa “que está atenta na fiscalização da administração municipal e está acompanhando tudo o que acontece no município”; fez alegação das inúmeras obras inacabadas; “a situação é calamitosa, mas já levou ao conhecimento das autoridades competentes, inclusive, com a eleição dos nossos candidatos eleitos, haveremos de tornar nossa cidade mais melhor para se viver”. Em seguida, a vereadora apresentou através de ofício s/nº datado de 05/11/14, mais uma vez o Projeto de Lei(reprovado em 2013) que dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação dos veículos oficiais do serviço público com o brasão do município. Na justificativa a vereadora cita referência a Lei nº 9.503 – Código de Trânsito Brasileiro. A vereadora conclui, espera contar com o apoio dos nobres edis, para à aprovação na próxima sessão do referido Projeto de Lei, ora reapresentado.


Para terminar a sessão, o presidente vereador Antonio Tiago(PT), referiu-se mais uma vez sobre o período para apreciação da Lei Orçamentária Anual(LOA/2015) desde que a mesma fora protocolada em, 29/09/2014; esclareceu ainda que, tanto o Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa, quanto a Câmara Municipal, são lugares de discussões e debates de questões políticas sim, além de aprovação ou não de matérias de competências do Poder Legislativo. Por fim, agradeceu a presença mais uma vez do povo, dos parlamentares, do vice-prefeito Adão Frutuoso, declarando encerrada a sessão. 

Fonte: Reportagem de AMSilva/Equipe R&R 
Editor: Robert Kleber 
Fotos: Jota Ferreira
Postagem Anterior Próxima Postagem