Professor e cronista Francisco de Assis lança ensaio biográfico e livro de crônicas

Filhos do asfalto, 134 páginas, é uma produção independente e está dividida em três partes.
Foto: Arquivo Pessoal

Francisco de Assis Sousa


O professor e cronista Francisco de Assis Sousa lançará na noite do dia 12 de julho de 2014, a partir das 19h, na U. E. E. Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, os livros: Filhos do asfalto (crônicas) e O visionário (ensaio biográfico).
O primeiro é uma coletânea de 45 trabalhos anteriormente publicados no jornal Diário do Povo, de Teresina; o segundo traz um pequeno histórico biográfico da vida do Sr. Severiano Pereira da Silva, figura emblemática da cidade de São Julião, avô do escritor.
Filhos do asfalto, 134 páginas, é uma produção independente e está dividida em três partes: na primeira, o autor traz à tona a problemática do mundo globalizado, suas crises e desafios; os efeitos da modernidade e da pós-modernidade. O mundo digital e as relações de gênero também estão comtempladas na obra.  Ainda nesta parte, o cronista observa de forma analítica, com muita propriedade, alguns acontecimentos recentes da política piauiense e brasileira. Na segunda parte, Assis Sousa registra os desafios enfrentados pela população do semiárido. A falta de chuva, a presença da mesma e o que ela representa para o povo nordestino. A fauna, a flora, as crenças e as tradições dos que vivem nessa extensa faixa de terra castigada pela seca, também é mostrada com brilho e elegância. A terceira e última parte contempla a memória, a arte e a cultura do povo nordestino numa perspectiva universal. Nesse espaço aparecem também o futebol e ícones da música brasileira como Luiz Gonzaga e o grupo de rock Legião Urbana.
A obra é prefaciada pelo poeta, escritor e membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, Gilson Chagas; quem assina o texto da “orelha” é o também escritor, membro da Academia Piauiense de Letras – APL, José Ribamar Garcia.



Fonte: Folha Atual

Postagem Anterior Próxima Postagem