Câmara Municipal de Vila Nova realiza a 1ª sessão ordinária da 5ª Legislatura!


O vereador Antonio Tiago Leal(PT) presidente da Câmara Municipal de Vila Nova do PI, divulga matérias discutidas e aprovadas na 1ª sessão ordinária do 2º período da 5ª Legislatura ocorrida sexta-feira (14/03), após o recesso parlamentar e da sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos de 2014 realizada em (21/02).

Na 1ª sessão ordinária de 2014, participaram os vereadores: Antonio Tiago(PT), Adenilda Bento(PP), Edilson Brito(PTB), Francisco José-Marcelo(PSB), Luís Acelino(PSB), Mauro Leal(PSB), Mª das Dores-Bibia(PSD), Severo Sousa(PSB) e ausente o vereador Roberto Moura(PSB).

Expediente:

1 – Entregue convite da I – Feira de Ciências em Saúde aos vereadores e as vereadoras;
2 – Cópia do Calendário das sessões previstas para o ano de 2014, a cada vereador(a);
3 – Cópia do Hino Municipal do Município, a cada vereador(a);

Ordem do Dia:
Conforme a pauta agendada, após discussões e apreciação, foram deliberadas as seguintes matérias:
I – Homenagens ao “Dia Internacional da Mulher” (08/03), com presença e participação de:


A 1ª Dama municipal, Dra. Milena Leal, parabenizou o presidente em promover na Câmara Municipal oportunidade de homenagear o “Dia Internacional da Mulher”; enalteceu a importância e do valor da mulher na VIDA e na sociedade pela garra, a firmeza e o bom caráter da mulher brasileira, nordestina, piauiense e vilanovense.


A secretária municipal de Educação professora Gorete Leal, através da leitura de um poema, transmitiu uma mensagem mostrando a beleza e luz, sensibilidade, força e coragem da mulher; amor incondicional ao que fazem; mistérios e encantos; dá a vida pela sua família...


O vereador presidente Antonio Tiago, em sua Mensagem, destacou a trajetória histórica do “Dia Internacional da Mulher” 08 de março de 1857; em 1910; em 1975 do reconhecimento da ONU; enalteceu a luta das mulheres pela liberdade, igualdade; Mulher é o alicerce da família; lembrou do Dia das Mães; parabenizou todas as Mulheres, por meio da sua mãe Josefa Amélia e da sua esposa Kátia Leila, homenageio todas MULHERES administração pública municipal, as duas vereadoras Bibia e Adenilda, todas as mães e esposas dos colegas vereadores, que lutam incansavelmente junto como os mesmos, por melhores dias para nosso povo municipal vilanovense, do Piauí e do mundo.


O vereador Edilson Brito, em síntese: homenageou as mulheres pelas suas conquistas; as mulheres são alicerces de tudo na vida do homem, por isto está ao nosso lado; parabenizo a todas as mulheres vilanovenses que possam conquistar algo sempre mais.


O vereador Luís Acelino, em resumo: Parabenizou o Dia das Mulheres em nome da sua esposa e da sua filha; disse que sem as mulheres não somos nada a começar das nossas mães; nossa Câmara de Vereadores tem duas mulheres e nos anos pra frente temos prefeitas, porque as mulheres têm coragem, melhor pensamento, mais vontade pra trabalhar e parabéns as mulheres de Vila Nova do PI, do Brasil e do mundo.


O vereador Irmão Marcelo, também parabenizou as mulheres de Vila Nova, do Piauí, do Brasil e do mundo. Somos felizes por esta data do dia das mulheres.


Sobre o “Dia Internacional da Mulher”, a vereadora Adenilda disse: quero agradecer ao vereador presidente Antonio Tiago por ter proporcionado as homenagens a todas nós mulheres. 

Continuando a Ordem do Dia:

II – Aprovado por 06 votos a favor e 01 abstenção, o Projeto de Lei nº 001/2014 que “Fixa o piso salarial para o ano de 2014, dos servidores efetivos ocupantes do cargo de professor da Rede Municipal de Educação” (CLIQUE AQUI E VEJA DA TABELA); 

III – Aprovada por 06 votos a favor e 01 abstenção, a Resolução nº 002/2014 que Autoriza concessão de Diárias no âmbito da Câmara Municipal(viagens de vereadores ou funcionários a serviço exclusivo da Câmara)e dá outras providências; 

IV – Aprovados requerimentos por unanimidade dos vereadores presentes:

I)Autoria do vereador Luís Acelino, para Prefeitura Municipal fazer reposição de peça/conserto equipamento no aparelho Dessalinizador Pov. São João Batista, que há dois meses não vem funcionando e abastecimento carro-pipa não vem atendendo a demanda; 

II)Autoria do vereador Edilson Brito, para Prefeitura Municipal fazer empiçarramento das estrada do Bairro Wall Ferraz, Retiro até a divisa com São Julião(Milhans e Geremun) com extensão de 07 KM; e da estrada Retiro, canto do Mandacaru até Serra Velha, com extensão de 04 Km; 

III)Autoria do vereador Antonio Tiago, para Prefeitura Municipal providenciar com urgência a conserto/peça da bomba da caixa de água central às outras caixas de água rumo “Zé Antonio” e “Zé Rosindo” e equilibrar abastecimento de água, porque o funcionário do poço tem água com abundância, enquanto outras famílias passando necessidade; 

IV- Aprovado um Requerimento Verbal do vereador Irmão Marcelo, para a Prefeitura Municipal, empiçarramento e aberturas das curvas das estradas: do Morro de Dentro e na Baixa Verde. 


Matéria: Reportagem Portal Vila Nova Noticias
Fonte: ASCOM/Câmara Municipal
Editor: Robert Kleber
Edição Fotográfica: Jota Ferreira & Marcos Antonio

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem