Celebrada a missa de 7º dia de falecimento do professor Osvaldo Araújo!


Foi celebrada com presença de muitos familiares e amigos nesta quarta-feira (25/12) às 17h00 na Igreja Matriz de Vila Nova do PI, a missa de 7º dia de falecimento do professor Osvaldo José de Araújo, que “partiu como partem os grandes homens, com serenidade deixando em nós uma saudade que só o tempo e a lembrança se sua vida” sob a afirmação bíblica: “Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera fossem gravadas num livro! E que com pena de ferro, e com chumbo para sempre fossem esculpidas na rocha” (Jó, 19. 23-24).


Osvaldo José de Araújo viveu 65 anos, 08 meses e 01 dia, (nasceu em 17/04/1948 e faleceu em 18/12/2013). Era professor aposentado da rede estadual de ensino; deixou viúva a agricultora aposentada Joana Alzira de Sousa Araújo que durante os 47 anos de vida matrimonial (14/09/1966), nasceram 05 filhos: José Adeildo, Adenilda, Francisco Adenildo, Adenilton, e Agenildo; 04 noras: Josimar, Claúdia Massari, Cristiane e Rejane; 10 netos: Jaspison, jeovânia, Jackson, Josilany, Jaíza, Jellder, Denner, Hellen, Tathiane e Guilherme e 03 bisnetos: Samuel, Kawanny e Kathelly. 

Osvaldo José de Araújo, além de agricultor, aos 18 anos de idade, iniciou suas atividades profissionais e sociais, tais como: “tirador de visitas”; professor da rede municipal e em seguida da rede estadual no município de Padre Marcos-PI, do qual, Vila Nova foi desmembrado; Foi militante voluntário da política na região Data São João; Foi protagonista do movimento das CEB´s (Comunidades Eclesiais de Bases) na região no período de 1979/1989; ajudou a organizar as comunidades eclesiais de bases de Caninhas, da qual foi dirigente celebração dominical; Retiro/Km 64(atualmente cidade de Vila Nova); São Carlos; São José; coordenou as caminhadas comunitárias juntamente com vários companheiros, dentre eles, Zé Leite, Chico Felipe, Francisco Dias, Adelino Oliveira, Totonho, Pedro Sabino, Luíza Araújo, professor Lourenço Manoel(in memória)e Chico Camilo (in memória). 

Vale ressaltar ainda que, o Professor Osvaldo das Caninhas, foi sócio fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Padre Marcos em 26/02/1983; da AMOVIN – Associação de Moradores de Vila Nova em 22/05/1988; Foi membro da equipe de coordenação da campanha plebiscitária da emancipação política do município de Vila Nova do PI; Foi chefe da UMC – Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA/ITR de 1997/2000; Foi recenseador do IBGE nos anos de 1970, 1975, 1980, 1985, 1990 e em 1995; 

Finalmente, o professor Osvaldo Araújo, sempre esteve presente como cidadão consciente dos seus deveres e direitos, buscou servir mais do que ser servido. A família agradece a todas as pessoas que estiveram ao seu lado no momento de dor com suas condolências, as que os ajudaram e vieram a prestar os sentimentos de solidariedade cristã. 

Matéria: Reportagem do Profº Totonho 
Fonte: Adenilda Sousa 
Editor: Robert Kleber 
Fotos: Arquivo da Família & Wanderley Lima

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem