Vila Nova realiza Conferências Municipais: das Cidades e a de Meio Ambiente!


O município de Vila Nova do Piauí, através da Prefeitura Municipal, Administração “Trabalho e Cidadania”, realizaram nesta Terça-Feira (28/05) no Cine Cultura da Cidade-Poesia, as Conferências Municipais: das Cidades com o Tema: “Quem muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”! Simultâneo, a de Meio Ambiente com Tema: “Vamos cuidar do Brasil – Resíduos sólidos – Brasil sem lixão”, com 79 participantes credenciados.


A Mesa de Honra de abertura do evento foi composta por: Dorgivaldo Lima, secretário de administração, representando o prefeito municipal Arinaldo Leal (que se encontrava em Teresina-APPM); Adão Frutuoso, vice-prefeito; Drª. Milena Leal, 1ª dama municipal; vereador Antonio Tiago, vice-presidente da Câmara Municipal; vereadores Edilson Brito, Mauro Leal e Mª das Dores(bibia); secretários municipais: Gonzaga Leal(agricultura), Gorete Leal(educação); Rosimar Carvalho(saúde); Geovânia Cardoso(assistência social); Jenicleide Sousa(diretora da secretaria de cultura); Dr. Gerônimo Manoel(PSF); Pr. José Ivan(IEAD); Reinaldo Jovelino(assessor de obras); professor Totonho, presidente da Associação/RadCom Vila Nova-FM/Coordenador do portalvilanovanoticias.com e Gilberto Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


O cerimonial do evento foi Francineuzo França, Radialista DRT 1287PI e a coordenação da Dra. Milena Leal e participação de Geovânia Cardoso e Jenicleide Sousa.


Para iniciar os trabalhos houve um momento de entretenimento, com apresentação cultural de dança teatral pelo grupo de adolescente/jovem do município vilanovense.


As palestras foram ministradas pela Dra. Milena Leal que, destacou as principais ações/benefícios realizado, em execução, projetos aprovados e encaminhados pelo poder público municipal para o desenvolvimento do município; Dra. Nayana Silveira Santos(Psicóloga) enfatizou a cidadania ativa para o desenvolvimento urbano sustentável; ser individual e ser social; destacou as dimensões: pessoal, social, espacial e temporal. A professora Franklimara Leal discorreu sobre a educação ambiental e o saneamento básico.


Após as explanações das palestrantes, a plenária foi dividida em três grupos de debates, proposições sugestivas, sob os temas: Grupo 1: Participação, Habitação e Política Urbana, relatora: professora Ambrosa Leal; Grupo 2: Saneamento e educação Ambiental, relatora: Dra. Auriléia Paiva; Grupo 3: Transporte e Mobilidade, relator: professor e vereador Antonio Tiago. Os resultados dos grupos de trabalho são subsídios para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal para as Conferências: Estadual e Nacional das Cidades. 


As propostas dos grupos foram apresentadas na plenária, que teve mais sugestões dos participantes, Dr. Gerônimo Manoel(médico) Antonio Tiago(vereador) Cleide Leal(assistente social) e Francineuzo(radialista).


Ao final das Conferências, os participantes receberam CERTIFICADOS. Ressaltando que, dos 79 participantes inscritos, 60 participaram dos trabalhos, com 20 pessoas em cada um dos três grupos. Havendo assim, uma boa participação dos segmentos da sociedade vilanovense.


Fonte: Equipe de reportagem do JVN/portalvilanovanoticias.com
Redação: Antonio Manoel
Editor: Robert Kleber
Fotos: ASCOM/Radialista Jota Ferreira-DRT 1294PI

Comente pelo Facebook:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem