Jesus Rodrigues sai em defesa de Nazareno e faz criticas ao STF


Depois da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovar a polêmica proposta de emenda à Constituição que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentada pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT/PI), mais um parlamentar do Piauí lançou críticas contra a maior corte da Justiça brasileira. 

Em artigo divulgado nesta terça-feira (30), Jesus Rodrigues (PT/PI) aponta interferências do Judiciário no Legislativo.

Veja o texto na íntegra

Com quantos Poderes se faz um Brasil?

Assistir a um único homem cassar uma decisão de todo um Congresso é de causar, no mínimo, estranheza. Foi o que aconteceu quando o ministro Luiz Fux derrubou a votação do veto da presidenta à lei que redistribui os royalties do petróleo. Pouco tempo depois, a ministra Carmem Lúcia decidiu, também de forma monocrática, suspender a definição de novas regras de distribuição dos royalties do petróleo. Agora, o ministro Gilmar Mendes ordenou a suspensão do trâmite no Congresso do PL 4470/2012, projeto que disciplina a fusão de partidos e a migração de um partido para outro simplesmente prevendo que o mesmo será inconstitucional mesmo antes de ser finalizado no Senado.

Em tese, o juiz deveria analisar as leis que fazemos e não interferir na sua criação. O que estamos vendo é uma verdadeira intromissão do Judiciário nas atribuições do Legislativo.

A sociedade brasileira precisa discutir o equilíbrio entre os poderes. Esse assunto precisa ser levado a todos os espaços de discussão, de reflexão. Nesse aspecto, espero que  a PEC 33 tenha aberto a porta para esse grande debate na sociedade brasileira da harmonia entre os poderes.

AUTOR: Jesus Rodrigues - Dep. Federal (PT-PI)


Fonte: Da Redação - redacao@cidadeverde.com
Foto: Rede Brasil Atual.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem