Educação: Vila Nova do Piauí possui o melhor IDEB do Estado!



Atualizada em 17/08/2012 às 18h29
Vila Nova do Piauí, conforme divulgação pelo ministério da Educação, obteve em 2011, o melhor IDEB– Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – do estado do Piauí, ficando na frente até mesmo das escolas da capital, Teresina.

Na categoria de 1º a 5º ano, o índice foi de 6,1 quando a meta a ser atingida em 2021 seria de 5,2;

Na categoria de 6º ao 9º ano, o índice conquistado foi de 5,5 quando a meta a ser atingida em 2021 seria de 4,7.

"Nossa estrutura física não é das melhores, mas temos conteúdo, professores qualificados e comprometidos com o seu ofício", avalia a secretária de educação, Gorete Leal.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Esta coluna parabeniza todos os professores que atuam neste município e o corpo administrativo diretamente ligado ao processo educacional.

Fonte: Coluna do Professor Francisco de Assis Sousa no Tvcanal13.com/SEDUC


CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: