Eleições 2012: 68ª ZE define Regras de Campanha: Paredão de Som e Fogos estão proibidos!

Imagem: Cidades na Net
Reunião com Partidos e Coligações com foco nas Eleições de 2012
Cidades na Net, da redação.
A Justiça Eleitoral realizou na manhã desta quarta-feira (25) em Padre Marcos, cidade sede da 68ª Zona Eleitoral, a segunda reunião com Partidos e Coligações, tendo como foco nas eleições municipais de 2012.

A reunião foi coordenada pela juíza eleitoral, Maria do Socorro Rocha Cipriano e pelo representante do Ministério Público, o promotor Afonso Aroldo Feitosa Araújo. Dentre outros assuntos abordados, a propaganda eleitoral nos diversos meios e os seus critérios.

Cartazes
Ao contrário do que foi adotado em outros municípios do Piauí, na 68ª ZE será permitido o uso de cartazes de candidatos nas residências, desde que com o consentimento do eleitor, conforme prevê a resolução 23.370/11, do TSE. Porém, as faixas, placas, cartazes, pinturas, inscrições ou plotagem de carros, não podem exceder o tamanho limite de 4m².

Carros de som e o horário de uso
O uso de ‘paredões’ de som ficou parcialmente proibido. Os mesmos não poderão circular pela cidade veiculando propaganda política, sob a pena de ser apreendido. A Justiça Eleitoral abriu exceção para dias de carreatas e ‘poeirão’, desde que estejam previamente informadas à autoridade policial.

Carros ou outros equipamentos de som volante poderão circular pela cidade no horário restrito de 9h às 12h e das 14h às 21h. Os carros de som poderão permanecer parados na porta dos Comitês, limitado ao volume máximo 65 decibéis. Em circulação, devem obedecer ao limite de 80 decibéis.

Dias de comício de carreatas
Outra preocupação da Justiça Eleitoral é com a realização do mobilizações políticas, como comícios, reuniões, carreatas e ‘poeirões’. Em virtude do pequeno porte das cidades, tais eventos deverão obedecer a critérios e não poderão ser realizados por mais de um grupo ou partido político no mesmo dia ou local.

Nesse caso, ficou estabelecido que os representantes das Coligações e Partidos de cada município apresentarão ao Cartório Eleitoral até a próxima segunda-feira, dia 30, o cronograma dos eventos, com datas e horários alternados. A medida previne possíveis conflitos entre grupos políticos e eleitores e a presença da Polícia Militar.

Fogos
Os fogos, outro artifício bastante usado em campanhas eleitorais, também foi parcialmente proibido e poderão ser utilizados em dias de comícios. A Dra. Socorro Cipriano salientou ainda que não permitirá desrespeito, provocações e queima de fogos sobre as residências dos candidatos que perderem as eleições.

A 68ª Zona Eleitoral é composta pelos municípios de Padre Marcos, Belém do Piauí, Vila Nova, Francisco Macedo e Marcolândia, e possui 113 candidatos a vereador e 11 candidatos a prefeito. Nos cinco municípios, um total de 19.730 eleitores aptos a votar este ano.

Marcolândia e Vila Nova do Piauí são atualmente as cidades onde o clima político está mais acirrado. A Juíza Socorro Cipriano informou que solicitou Força Federal para a Zona Eleitoral e aguarda do Tribunal Superior Eleitoral o resultado do pedido. “Vai ser mantida a ordem na íntegra”, garantiu a magistrada.

Estiveram presentes ainda a reunião a Chefe do Cartório Eleitoral, Juliana Leite Silveira, os representantes da Polícia Militar e Civil, Ten. PM Edmilson Pacheco dos Santos, o Delegado Regional de Fronteiras, Dr. Bruno Silva Meyer, o Sub Comandante daCia, 2º Tenente Geciano Pereira Ricarte, além dos representantes dos Partidos e Coligações dos cinco municípios.
Matéria: Cidades na Net
Foto: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem