Partidos de 5 municípios se reúnem para debater eleições

22 junho

Cidades na Net, da redação.

Partidos políticos e pré-candidatos dos municípios de Padre Marcos, Marcolândia, Belém do Piauí, Francisco Macedo e Vila Nova do Piauí, que integram a 68ª Zona Eleitoral, participaram na tarde desta quarta-feira (20), em Padre Marcos, de uma reunião promovida pela Justiça Eleitoral. Em pauta, as eleições municipais de 2012.

Uma série de quesitos que devem ser obedecidos pelos candidatos, Partidos e Coligações ao longo de todo o processo eleitoral, desde as convenções, até a diplomação dos eleitos, foram explanados pela a Juiza, Socorro Cipriano, pelo promotor de justiça, João Malato e pela chefe de Cartório, Juliana Silveira.

Uma das recomendações da Juiza foi sobre as cotas eleitorais, previstas no disposto no art. 10, da Lei nº 9.504/97, que impõe o limite máximo de candidatos a serem lançados às eleições proporcionais – para o cargo de vereador. “Como aqui a maioria são homens, cada partido ou coligação deverá preencher o mínimo de 30% de candidatas mulheres e o máximo de 70% para candidaturas de homens”, disse a magistrada.

Foram abordados ainda temas como o uso dos sistemas, registros de candidaturas, prestação de contas, propaganda eleitoral, entre outros. Os prazos foi outro ponto frisado pela Dra. Socorro. “A partir do dia 05 de julho, os prazos serão correrão ininterruptamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A Justiça trabalha em cima de prazos. É importante que todos tenham atenção.”, pontuou.

O Promotor de Justiça, Dr. João Malato, afirmou que o Ministério Público vai atuar por eleições limpas e transparentes e colocou a participação da sociedade como essencialmente nesse processo. “Cada um de vocês, candidatos ou não, podem ser os olhos e os ouvidos do Ministério Público lá nas suas localidades. Queremos uma eleição limpa, que realmente o melhor vença”, disse.

A Juiza Socorro Cipriano coordena a primeira eleição da 68ª ZE, e tem boas expectativas para o processo eleitoral. “Esperamos eleições tranquilas. Aqui, historicamente, não tem um passado de confusões”, disse, afirmando porém, que vai cobrar o máximo de lisura e transparência possível, desde as transferências de domicílio eleitoral. “O exercício da cidadania é sagrado e ele não pode ser violado. Quem for eleito é por que realmente atendeu a todos os pré-requisitos, a começar pelo registro de candidatura.”, finalizou.

Para Juliana Silveira, a Chefe de Cartório, a reunião foi positiva, destacando sobretudo a participatividade. “Isso representa que os partidos e pré-candidatos estão preocupados em fazer uma eleição dentro da regularidade”, disse. Apesar de já terem sido realizadas Convenções, o Cartório ainda não recebeu nenhum pedido de registro de candidatura. Juliana acredita que os registros só devem ocorrer a partir de 1º de julho. Até o dia 02 de setembro, a Justiça Eleitoral vai realizar a Audiência de Validação de Fotos.


http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/MEU/eleitoralpadremarcos%20(4).jpg

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/MEU/eleitoralpadremarcos%20(3).jpghttp://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/MEU/eleitoralpadremarcos%20(2).jpg

Fonte: www.cidadesnanet.com

CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: